Mosaicos... um mundo de cores e formas

 

A arte que nasceu no século 8 AC se eterniza... Sempre contemporânea, inspirou artista,s gerações após gerações. A possibilidade de criar formas... ousar nas cores... criar um mundo inusitado... não é para qualquer um!
O mosaico é como um grande quebra-cabeça que não tem sua imagem registrada em nenhum lugar, apenas na cabeça do artista que passo a passo possibilita-nos compartilhar... olhar... tocar... sua criação. Peças ímpares... como as do artista Marco Aurélio.”


O jovem artista plástico, arquiteto e paisagista Marco Aurélio de Souza Calmon, 31, nasceu em Ubatuba. Passou parte de sua vida na cidade admirando toda sua beleza e desfrutando tudo de bom que ela tem a oferecer. Já em sua fase adulta, Marco teve que se ausentar do município para conquistar seu espaço profissional. No ano de 95 formou-se em Arquitetura e Urbanismo, profissão que se estende num vasto leque de especialidades profissionalizantes. Ainda em sua fase acadêmica ele já mostrava interesse pelas obras do arquiteto espanhol Gaudi, famoso por sua arquitetura inovadora como, por exemplo, a obra da igreja Sagrada Família, em Barcelona. Suas obras quase sempre tinham mosaicos que revelavam formas um tanto ousadas e com uma perfeição causadora de grande fascínio. Logo que terminou a faculdade realizou um curso de mosaico, ministrado por Chico Franse. A arte que nasceu 8 séculos antes de Cristo despertou o lado artístico em Marco Aurélio que identificou-se imediatamente. Em cinco anos consecutivos de profissão criou cerca de 300 peças: quase todas nascem de uma mandala e têm como característica a presença do sol, luz que rege todas as cores. Inspira-se também em peças góticas como Gaudi ou água, influenciado pela cidade em que nasceu. As cores às vezes fortes, por vezes suaves ou degradês sempre estão compostas harmonicamente assim como as formas, peças únicas e que trazem uma atraente sensibilidade, eu diria até mesmo curiosa, tratando-se de um artista daltônico que nem por isso deixa de esbanjar talento e traços exigentes e um tanto minuciosos.
Durante muito tempo trabalhou com a linha marinha, onde seus clientes preferenciais eram o Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba, mas, como todo bom artista, Marco está sempre em busca de inovações e seu lema parece ser “somar e inovar” suas experiências. Logo começou atender o mercado de Paraty, São José dos Campos, Taubaté, etc. Criou inúmeros utilitários uns mais belos que os outros, decorou boates, bares, casas, lojas, pisantes em duchas, jardins e, por fim, acabou atraído pelo paisagismo.
No ano passado dedicou-se ao curso de Paisagismo e neste ano montou a loja Armazém & Jardim, onde reúne artesanato, decoração e paisagismo. Lá, também podemos apreciar algumas de suas peças e conhecer pessoalmente este grande arquiteto paisagista e decorador que é o também artista Marco Aurélio. O endereço é a na rua Capitão Felipe, 75 - Itaguá, fone: (12) 3832-1970.Informações também pelo Email armazém.jar-dim@globo.com